Honda ZR-V: como anda, quanto custa e o que traz o novo "SUV do Civic"

Acaba de chegar ao Brasil o novo Honda ZR-V, SUV médio derivado do Civic.

Por Vale do Piancó -PB em 30/01/2024 às 23:29:20
Imagem: Divulgação

Vida a bordo: reúne características que agradarão as famílias: tem bom espaço interno, especialmente na segunda fileira de assentos, traz suspensão precisa e confortável e exibe bom acabamento interno. Detalhes como o banco do motorista com ajustes elétricos e o teto solar de série tornam a vida a bordo ainda melhor, enquanto a segurança está reforçada: sai da fábrica com oito airbags e itens de condução semiautônoma como frenagem automática com alerta de colisão e lembrete de objetos deixados no banco traseiro.

Desempenho: a Honda tradicionalmente não informa números como aceleração de zero a 100 km/h nem velocidade máxima, mas dá para adiantar que o motor 2.0 de 161 cv e 19,1 kgfm está longe de empolgar – da mesma forma que o câmbio automático CVT, mesmo com sete marchas virtuais. O ZR-V têm fôlego suficiente para o seu porte, mas apenas isso. Por outro lado, a calibragem das suspensões, que são independentes na traseira, agrada ao trazer um equilíbrio entre conforto e precisão.

Imagem: Rafaela Borges/UOL

Consumo: traz consumo de gasolina razoável para a sua categoria: o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informa médias de 10,2 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada. Pessoalmente, fiquei na faixa de 8 km/l em vias urbanas durante meus dias de convívio com o carro.

Itens de série: destacam-se o pacote de assistências a condução Honda Sensing, que inclui controle de velocidade adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática de emergência e assistente de manutenção de faixa. Quanto a equipamentos de conforto, é equipado com ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos, recarga de celular por indução, sistema de som com oito alto-falantes, bancos de couro e freio de estacionamento eletrônico com função auto hold.

Honda ZR-V Touring

PREÇO

R$ 214.500

CARROS 3,7/5 USUÁRIOS 3,0/5

PONTOS POSITIVOS

  • Traz pacote completo de assistentes e itens de segurança
  • Rodar confortável e preciso
  • Design
  • Espaço interno

PONTOS NEGATIVOS

  • Não tem saída do ar-condicionado para o banco traseiro
  • É mais caro e anda menos do que o Honda HR-V topo de linha

VEREDITO

O ZR-V chega para atender a parcela dos fãs do Civic que não está disposta a pagar R$ 260 mil no sedã médio. Traz interior muito semelhante ao do ‘irmão’, boa posição de dirigir e pacote completo de recursos de segurança. Deverá agradar clientes fiéis da Honda, mas deixa de trazer motor turbo ou com alguma assistência elétrica – itens disponíveis em rivais diretos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, respectivamente.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

MECÂNICA
  • Motorização
  • Motor 2.0 aspirado, injeção indireta, duplo comando variável de válvulas
  • Combustível
  • Gasolina
  • Potência (cv)
  • 161 cv a 6.500 rpm
  • Torque (kgf.m)
  • 19,1 kgfm a 4.200 rpm
  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
  • Não informada
  • Velocidade máxima (km/h)
  • Não informado
  • Consumo cidade (km/l)
  • 10,2 km/l (Inmetro)
  • Consumo estrada (km/l)
  • 12,1 km/l (Inmetro)
  • Câmbio
  • CVT, 7 marchas simuladas
  • Tração
  • Dianteira
  • Direção
  • Elétrica
  • Suspensão Dianteira
  • Independente, McPherson
  • Suspensão Traseira
  • Independente, Multilink
  • Freios Dianteiros
  • Discos ventilados
  • Freios Traseiros
  • Discos sólidos
PNEUS E RODAS
  • Pneus
  • 215/60R17
  • Rodas
  • 17 polegadas
DIMENSÕES
  • Altura (mm)
  • 1.611 mm
  • Comprimento (mm)
  • 4.568 mm
  • Entre-eixos (mm)
  • 2.655 mm
  • Largura (mm)
  • 1.840 mm
  • Ocupantes
  • 5
  • Peso (kg)
  • 1.446 kg
  • Porta-malas (L)
  • 389 litros
  • Tanque (L)
  • 53 litros
PREÇO DAS REVISÕES, SEGURO E GARANTIA
  • Garantia
  • 3 anos
EQUIPAMENTOS
  • Airbags Motorista
  •  
  • Airbags Passageiro
  •  
  • Airbags Laterais
  •  
  • Airbags do tipo Cortina
  •  
  • Airbags para joelho do motorista
  •  
  • Controle de Estabilidade
  •  
  • Controle de Tração
  •  
  • Freios ABS
  •  
  • Distribuição Eletrônica de Frenagem
  •  
  • Ar-Condicionado
  •  
  • Travas Elétricas
  •  
  • Ar Quente
  •  
  • Piloto Automático
  •  
  • Volante com Regulagem de Altura
  •  
  • Vidros Elétricos Dianteiros
  •  
  • Vidros Elétricos Traseiros
  •  
  • Central Multimídia
  •  
  • Rádio FM/AM
  •  
  • Entrada USB
  •  
  • Banco de Couro
  •  
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  •  
  • Bancos com ajustes elétricos
  •  
  • Desembaçador Traseiro
  •  
  • Teto Solar
  •  
  • Computador de Bordo
  •  
  • Acendimento automático dos faróis
  •  
  • Faróis de neblina
  •  
  • Frenagem autônoma de emergência
  •  
  • Alerta de permanência em faixa
  •  
  • Sensor de pressão dos pneus
  •  
  • Alerta de colisão
  •  
  • Abertura elétrica do porta-malas
  •  
  • Faróis com regulagem de altura

Uol

Fonte: Chico Soares

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui