População de Patos e de Sousa-PB será avaliada sobre efeitos do pós-Covid

As cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras irão participar da segunda fase de coletas de dados do 'Epicovid 2.

Por Vale do Piancó -PB em 15/03/2024 às 18:38:19
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

As cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras irão participar da segunda fase de coletas de dados do 'Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de COVID-19 no Brasil'. Durante o mês de março serão realizadas visitas domiciliares e entrevistas com 250 participantes em cada uma das cinco cidades, totalizando mil entrevistas no estado. Em todo o Brasil, 33.250 pessoas que tiveram covid-19 serão entrevistas em 133 municípios.

O objetivo é levantar dados para subsidiar a criação de políticas públicas direcionadas ao tratamento das chamadas condições pós-covid (covid longa), que são as sequelas da doença. De acordo com o epidemiologista Pedro Hallal, que irá coordenar o estudo, a expectativa é que o período de coleta dos dados dure entre 15 e 20 dias.

Epicovid 2.0

A pesquisa usará informações de 250 cidadãos de cada um dos municípios que já fizeram parte das quatro rodadas anteriores do trabalho científico, em 2020 e 2021. Para isso, equipes de entrevistadores visitarão as residências para ouvir os moradores sobre questões centradas em pontos como: vacinação, histórico de infecção pelo coronavírus, sintomas de longa duração e os efeitos da doença sobre o cotidiano.

Todos os participantes serão selecionados de forma aleatória, por sorteio. Somente uma pessoa por residência responderá ao questionário. Hallal esclarece que, diferente das primeiras etapas da pesquisa, na atual não haverá qualquer tipo de coleta de sangue ou outro teste de Covid.

Primeiras fases do estudo

Entre 2020 e 2021, o Epicovid-19 serviu para traçar um retrato da pandemia que auxiliou cientistas e autoridades em saúde pública a compreender melhor os efeitos e a disseminação do coronavírus no país. Entre as principais conclusões, o estudo apontou que a quantidade de pessoas infectadas naquele momento era três vezes maior que os dados oficiais, com os 20% mais pobres tendo o dobro de risco de infecção em relação aos 20% dos brasileiros mais ricos.

Informações com Portal Correio

Fonte: clintonmedeiros

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui