Empresa de limpeza urbana injeta mais de 90 mil reais, na economia piancoense

Por Vale do Piancó -PB em 01/05/2021 às 05:46:27

Fundada em 2010, a Empresa de Limpeza Urbana (EMLURPE), localizada Zona RuraL, Sítio Saboeiro, município de Piancó - PB, responsável pela recolhimento do lixo de várias cidades no interior da Paraíba, injeta mensalmente, cerca de 90 mil reais beneficiando mais de 70 trabalhadores, promovendo uma movimentação significativa no comércio de Piancó. A empresa que começou a funcionar em 2013, com apenas oito funcionários, uma esteira, uma prensa e outros poucos equipamentos, além de realizar contratos com quatro prefeituras.

Atualmente possui 78 trabalhadores, no sistema de cooperativa, com salários que ultrapassam mais de 1.540 reais, seguindo a tendência da ação, da valorização dos cooperados, com pagamentos dos salários em dia, não medido esforços para promover o reconhecimento daqueles que atuam em prol para a melhoria do ecossistema. "O controle das contas permite que nós pagamos os salários dos cooperados sempre no primeiro sábado de cada mês, sendo que neste mês de abril receberam dois pagamentos, um no inicio do mês, e outro dia (30/04), dentro do mês trabalhado, estamos buscando e atendendo aos princípios constitucionais que regem a administração pública" completou. Dr Júnior Remígio.

Remígio ressalta a responsabilidade da EMLURPE, e ATREX, como órgãos que ajudam a movimentar o comércio e gerar mais empregos. "Sempre buscamos honrar a política salarial, esse é um dos pilares da nossa atuação. Além do pagamento rigorosamente em dia, isso passa a ser uma forma de reconhecimento dos nossos parceiros cooperados, homens e mulheres tão essenciais para fazer a economia e o desenvolvimento acontecer, os valores liberados anima o comércio local", declarou.


No local, funciona o CTR - Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, onde todo o material que chega de outras cidades, é separado; PETI, PEAD (Poli propileno de alta densidade) e PP (Poli Propileno), plásticos, papelão, alumínio, ferro, vidro. A empresa possuiu licença ambiental para funcionar e os órgãos de fiscalização, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Sudema, Ibama, Crea e Bombeiros atuam rigorosamente na empresa.


Depois de receber o lixo, procede-se a catação, separação, triagem, tratamento e a sua destinação final em Célula ambientalmente adequada. Todo o material reciclado, contribui para a melhoria do ecossistema. A empresa estuda produzir o seu próprio combustível, através do plástico, para a manutenção da frota a partir do mês de novembro de 2021, o objetivo de alcançar 50 municípios, além do estado da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A empresa, que mantém parceria com a Atrex - Associação de Trabalhadores de Reciclagem de Lixo, possui mais de 80 pessoas trabalhando, recebendo de acordo com a produção de cada um, onde, neste mês de abril, chegou a alcançar o valor de 1.540,00, trabalhando em galpões aonde estão instados cinco esteiras, cinco prensas, cerca de quinze máquinas como tratores, caçambas, enchedeiras, retro, veículos além de receber resíduos sólidos se 27 municípios de diversas regiões do estado da Paraíba .


A empresa realiza ainda o trabalho de Compostagem, Resíduos de Poda, Reaproveitamento, Produção Sustentável, por meio da compostagem é possível recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem.

O projeto é de reduzir o volume de lixo produzido, destinando corretamente um resíduo, a Empresa recebe a Poda da Cidade de Piancó, galhos e folhas recolhidos das ruas e praças do município, uma máquina que realiza a trituração dos galhos e está produzindo adubo orgânico, cujo produto (adubo orgânico) terá como objetivo a sua distribuição gratuita para os pequenos produtores.

Por Vale do Piancó -PB
Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui