ALPB entrega medalha de Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity a advogada Liliane Targino

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na tarde desta segunda-feira (25), sessão solene para entregar a Medalha de Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity a advogada e economista Liliane Targino Belmont de Araújo, Assessora Jurídica da Ouvidoria Pública da ALPB.

Por Vale do Piancó -PB em 25/03/2024 às 18:23:50
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na tarde desta segunda-feira (25), sessão solene para entregar a Medalha de Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity a advogada e economista Liliane Targino Belmont de Araújo, Assessora Jurídica da Ouvidoria Pública da ALPB. A sessão foi proposta pela deputada Camila Toscano e aconteceu no plenário José Mariz.

Após a homenagem, Liliane Targino, que é ex-ouvidora-geral da ALPB lançou, no Salão Nobre "Deputado Edvaldo Motta", os livros "O paradigma do Direito Ambiental" e "Júri: A democracia no judiciário". A deputada Camila Toscano ressaltou que a homenagem realizada a Liliane Targino não apenas se deve ao seu trabalho como ouvidora da Assembleia, mas também a sua atuação no campo jurídico e como escritora.

"Estou muito feliz em homenagear uma mulher que trabalha conosco, que está sempre disposta a nos ajudar, e que hoje teve esse reconhecimento da Casa. Ela tem um trabalho no jurídico muito bacana, muito importante, e é muito bom ver isso. O lançamento do livro que vem corroborar com isso que eu estou dizendo, vem mostrar que a medalha é justa, que ela é merecida, talvez até tardia", disse a parlamentar.

Para o deputado federal Raniery Paulino, além de reconhecer o trabalho de um excelente profissional, a homenagem também contribui para o fortalecimento de um bom exemplo para os novos profissionais, já que a medalha Tarcísio de Miranda Buriti, que também foi um projeto de autoria do parlamentar, reconhece especialmente o intelectual.

"Estive aqui para trazer esse reconhecimento, esse abraço fraterno para Liliane Targino, amiga de longas datas. o fortalecimento de um bom exemplo para os novos profissionais. É uma justa homenagem a uma mulher que é uma estudiosa e que tem um currículo admirável. Que esse reconhecimento também sirva para que as pessoas se espelhem em exemplos como ela", disse Raniery.

Liliane Targino ressaltou a alegria e a responsabilidade pelo reconhecimento de seu trabalho como Ouvidora da Assembleia Legislativa. Com mais de 35 anos de serviços prestados ao estado da Paraíba, incluindo sua atuação como secretária e presidente da Fundação de Ação Comunitária (FAC), Liliane demonstrou gratidão pela concessão da medalha.

"Recebo essa homenagem com muita alegria, ao mesmo tempo em que aumenta a minha responsabilidade. Fui ouvidora desta Casa Legislativa durante 12 anos, e para mim é muito gratificante ver o meu trabalho reconhecido. Principalmente na condição do jurista e pelos trabalhos realizados pela Paraíba. Recebo com muita humildade, porém tô muito gratificada. Tenho 63 anos, mais de 35 anos de serviços prestados ao meu Estado. É gratidão profunda a todos os deputados que temos aqui", destacou.

Estavam presentes na sessão a promotora de Justiça, Rosane Maria Araújo; a delegada da Polícia Civil Renata de Almeida; a defensora pública-geral, Madalena Abrantes; o vereador Carlão pelo Bem; o advogado Saulo Medeiros da CostaSilva, representando a OAB-PB; a delegada da Polícia Civil Maira Felix; o procurador federal e Presidente da Academia Paraibana de Letras Jurídicas, Eitel Santiago; a historiadora Glauce Burity; e o jurista e vice-presidente da Academia Brasileira de Direito, Ricardo Bezerra.

Sobre a homenageada

Graduada em Direito e Economia, Liliane Targino foi Ouvidora Geral da ALPB, no período de 2011 a 2023. Foi Presidente da Fundação de Ação Comunitária – FAC e Secretária Particular do Governador José Maranhão, no terceiro mandato deste (de 2009 a 2010). Atualmente é Assessora Jurídica da Ouvidoria da ALPB e do FOPO – Fórum Paraibano de Ouvidorias.

Pós-graduada em Direito pela UFPB, pelo UNIPÊ e pela FESMIP – Fundação Escola Superior do Ministério Público, é também autora de dois livros, intitulados "Júri: A democracia do Judiciário" e "O paradigma do Direito Ambiental". Também foi aluna da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

Iniciou a sua trajetória profissional como bancária no antigo Banco Estadual do Rio de Janeiro (BANERJ), onde chegou a ocupar o cargo de gerente. É executiva proeminente e pesquisadora do Direito, atuando nas áreas Administrativa, Cível e Penal.

Fonte: www.al.pb.leg.br

Tags:   Sem Categoria
Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui