ALPB debate situação dos catadores de materiais recicláveis na Paraíba durante Audiência Pública

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), por meio da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, realizou Audiência Pública, nesta terça-feira (9), para debater a situação dos catadores de materiais recicláveis no estado.

Por Vale do Piancó -PB em 09/04/2024 às 21:21:06

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), por meio da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, realizou Audiência Pública, nesta terça-feira (9), para debater a situação dos catadores de materiais recicláveis no estado. O evento, proposto pela deputada Cida Ramos, aconteceu no plenário "Deputado José Mariz" e reuniu autoridades e representantes da categoria.

A deputada Cida Ramos ressaltou que a valorização e o reconhecimento dos catadores de materiais recicláveis são fundamentais para a sustentabilidade do meio ambiente. "Nosso objetivo é garantir que esses profissionais tenham acesso aos recursos necessários para desempenhar seu trabalho de forma digna. O apoio do poder público é crucial para melhorar as condições de trabalho desses profissionais e para promover a conscientização sobre a importância da reciclagem", disse.

A professora da Universidade Estadual da Paraíba (EUPB), Fátima Araújo, destacou a importância da audiência para os catadores de materiais recicláveis. "É fundamental que esses profissionais tenham a oportunidade de serem ouvidos e de compartilharem os desafios que enfrentam diariamente. A competição com as empresas que se dedicam ao processamento de resíduos é uma preocupação legítima, e é crucial que suas vozes sejam consideradas na busca por soluções que garantam a sustentabilidade de seu trabalho", disse.

“A atuação dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis contribui para o desenvolvimento da cidade, com o aumento da vida útil dos aterros sanitários e diminuição da demanda por recursos naturais, na medida em que abastece industrias recicladoras para reinserção dos resíduos em suas ou outras cadeias produtivas”, acrescentou.

A catadora Egrinalda dos Santos Silva, que representou o Movimento Nacional dor Catadores de Materiais Recicláveis, disse que “a luta por valorização e estruturação das associações e cooperativas é fundamental para garantir que os profissionais continuem a desempenhar um papel importante na cadeia produtiva da reciclagem”. “Participar dessa discussão e conscientizar mais pessoas sobre os desafios enfrentados pelos catadores é essencial para buscar soluções que promovam a sustentabilidade e o reconhecimento do nosso trabalho", afirmou.

Fonte: www.al.pb.leg.br

Tags:   Foto Manchete
Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui