Sobre ataque, SecretĂĄrio da ONU faz alerta avassalador

António Guterres, o Secretário-Geral da ONU, emitiu um aviso severo no domingo (14) sobre a possibilidade de um "conflito devastador em larga escala" no Oriente Médio.

Por Vale do Piancó -PB em 15/04/2024 às 02:39:46
Foto: Terra Brasil Notícias

Foto: Terra Brasil Notícias

António Guterres, o Secretário-Geral da ONU, emitiu um aviso severo no domingo (14) sobre a possibilidade de um "conflito devastador em larga escala" no Oriente Médio. Este alerta veio na sequência do ataque iraniano ao território israelense no sábado (13). Ele enfatizou aos membros do Conselho de Segurança que ações retaliatórias que envolvem o uso da força são proibidas pelo direito internacional.

Segundo informações da revista Valor Econômico, Guterres expressou sua preocupação durante uma reunião do Conselho para discutir a escalada das tensões na região. Ele afirmou: "O Oriente Médio está à beira do abismo. As pessoas da região estão enfrentando um perigo real de um conflito em larga escala devastador. Agora é a hora de desarmar e desescalar".

Em seu discurso, Guterres reafirmou sua declaração feita logo após o ataque do Irã, pedindo um cessar-fogo imediato. Ele acrescentou que nem a região nem o mundo podem suportar outra guerra.

Guterres expressou profunda preocupação com o "perigo muito real de uma escalada devastadora em toda a região". Ele instou todas as partes a exercerem a máxima contenção para evitar qualquer ação que possa levar a grandes confrontos militares em várias frentes no Oriente Médio.

O Secretário-Geral também comentou sobre o bombardeio israelense contra a embaixada do Irã em Damasco, na Síria, em 1Âș de abril. Ele afirmou que o incidente foi uma violação do Artigo 51 da Carta da ONU e condenou a retaliação do Irã neste final de semana.

Fonte: Terra Brasilis

Fonte: extrapb

Tags:   DestaqueMundo
Comunicar erro

ComentĂĄrios

Anuncie Aqui