Crateras na Avenida Expedicionários podem ter ligação com calcário; relembre meme e outros casos

Por Vale do Piancó -PB em 07/03/2022 às 11:52:28
Em 2017, a abertura de uma outra cratera em avenida de João Pessoa virou meme popularizado novamente em 2021 pela participante paraibana do Big Brother Brasil (BBB), Juliette Freire, que usou o bordão no reality show. Nova cratera se abriu na Avenida Expedicionários, em João Pessoa

Reprodução/TV Cabo Branco

Uma nova cratera se abriu na Avenida Expedicionários neste ultimo sábado (5), em João Pessoa. Essa não é a primeira vez que um buraco, normalmente provocado pelas fortes chuvas, se abre na mesma avenida. Em 2017, inclusive, a situação virou meme popularizado novamente em 2021 pela participante paraibana do Big Brother Brasil (BBB), Juliette Freire, que usou o bordão no reality show.

A cratera que se abriu neste fim de semana aconteceu após o rompimento de um trecho da rede de esgoto que passa no local, conforme explicou a Cagepa. Outro trecho dessa mesma rede se rompeu a poucos metros da nova cratera. O buraco já está sendo reparado pelo órgão e fica no cruzamento com a Avenida Júlia Freire. Metro mais a frente, na lateral do Metropolitan Shopping Empresarial, a nova cratera bloqueia o tráfego.

Cratera se abre em rua de João Pessoa e causa transtornos

O local no entorno do buraco foi isolado pela empresa prestadora de serviços da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Já o trânsito foi interditado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). Apenas uma das calçadas da rua está com livre acesso para pedestre. De acordo com a Cagepa, por se tratar de uma substituição de tubulação profunda, a previsão para esse novo reparo é de 30 a 45 dias.

De acordo com Saulo Vital, professor da UFPB e especialista em geomorfologia, foram realizadas duas teses em 2015 e 2020 tratando sobre a origem das depressões em João Pessoa, que tem ligação com o calcário em sub-superfície, e não apenas um problema com a tubulação do local.

"É uma rocha que entra em estado de dissolução. A rocha que está sob o calcário, uma rocha mal consolidada, do grupo barreiras, arena argilosa, ela também tem lentes que podem entrar em dissolução", explica.

Ainda conforme o especialista, é preciso realizar uma levantamento geofísico para ver como está a situação das galerias e também analisar se está havendo alguma interferência na formação das crateras. "Além de fazer um planejamento com intervenção nos locais onde ocorre essas crateras com mais frequência", completa.

Professora aposentada protagonizou o meme 'Tô passada, chocada', após entrevista no JPB1

Cratera vira meme nas redes sociais

"Tô passada, chocada. Meu Deus... Jesus." Foi com esse espanto que a paraibana Célia Santos virou meme na internet em 2017. Três anos depois, ela reviveu o auge do meme, popularizado novamente pela participante paraibana do Big Brother Brasil (BBB) 21, Juliette Freire, que usou o bordão no reality show.

Professora aposentada, Célia diariamente passava pela Avenida Júlia Freire, em João Pessoa, para fazer um tratamento de fibromialgia.

Em uma sexta-feira do mês de julho de 2017, percebeu algo diferente no caminho para a consulta: um pequeno buraco na rua. Quando fazia o percurso rotineiro na segunda-feira, o buraco já tinha virado uma cratera gigante bem no cruzamento da Avenida Expedicionários com a Avenida Júlia Freire.

'Tô passada, chocada': paraibana Célia Santos relembra como viralizou internet

Reprodução/TV Cabo Branco

Neste dia, foi pega de surpresa por equipes da TV Cabo Branco quando olhava a dimensão do buraco e sua reação durante a entrevista viralizou.

“Na época, eu fiquei nervosa, minha pressão subiu muito. Quando eu cheguei em casa, minha sobrinha que é jornalista disse: 'você virou meme'. Aí eu disse: 'agora pronto'. Nem sabia o que era meme na época”, relembra Célia.

O "tô passada, chocada" de Célia voltou a ser popular nas redes em 2021, quando a participante Juliette passou a usá-lo com frequência dentro da casa do Big Brother Brasil.

Outros casos na mesma avenida

Em julho de 2017, o asfalto cedeu e formou duas crateras em cruzamentos da Avenidas Expedicionários. Os buracos foram registrados nos cruzamentos com a Avenida Júlia Freire e com a Rua Silvio Almeida. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, o problema foi causado pelo rompimento de uma tubulação.

No início do ano passado, no mês de fevereiro, uma cratera se abriu na Avenida Expedicionários, também após chuvas na região. De acordo com a Cagepa, um coletor tronco da rede de esgotamento sanitário, com sete metros de profundidade, rompeu e causou o problema.

Em outro techo da Avenida Expedicionários, uma cratera se abriu no dia 1º de setembro de 2021. De acordo com a Cagepa, a cratera se abriu por conta de um rompimento na rede coletora de esgotos, que bombeia os dejetos da Estação Elevatória da Beira-Rio até a Estação de Tratamento no Baixo Roger.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Fonte:

Comentários

Anuncie Aqui