Equipe de engenharia da UFPB recebe equipamentos de R$ 25 mil que tinham sido extraviados

Por Vale do Piancó -PB em 19/01/2023 às 02:27:19
Equipamentos são fundamentais para finalização de protótipo que vai ser usado em competição na Europa. Projeto de extensão foi idealizado em 2015, para capacitar estudantes para o mercado de trabalho no ramo de motocicletas

Arquivo pessoal

Um dia depois de reclamar do extravio de equipamentos avaliados em R$ 25 mil, estudantes de engenharia da equipe Motorius, do projeto de extensão “Motostudent”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), receberam a carga na tarde desta quarta-feira (18). Trata-se de um kit de materiais que possibilitará a finalização de protótipo de motocicleta que participará da maior competição universitária de motovelocidade do mundo.

Os equipamentos estavam extraviados desde novembro de 2022, quando a transportadora responsável acusou a entrega do material sem que os estudantes o tivessem recebido de fato. O kit contém pneus de corrida, pinças e bombas para os freios do protótipo e, o mais importante, um motor. Caso o equipamento não chegasse a tempo, era possível que a equipe paraibana fosse desclassificada da MotoStudent 2023, competição que se realizará em outubro deste ano em Aragon, na Espanha.

A equipe Motorius, composta por 35 estudantes da UFPB, não tinha como realizar as testagens e os relatórios mensais requisitados pela organização da competição sem o recebimento do kit.

A Reitoria da UFPB chegou a realizar buscas internas na tentativa de identificar se o material teria sido recebido em algum setor da universidade, uma vez que a transportadora havia informado que o equipamento constava como entregue. Uma vez que não foi localizado na instituição, a Polícia Federal chegou a ser acionada para apurar o desaparecimento do kit adquirido com verba pública.

Nesta quarta-feira (18), no entanto, a transportadora informou que havia realizado a entrega em outro local, corrigindo em seguida a emissão e fazendo o kit chegar à equipe da UFPB.

Além da Motorius, apenas outra equipe brasileira foi classificada para a competição. “A sensação é de alívio. Essa história toda foi muito complicada, dramática, mexeu com a equipe e estragou um pouco o momento. É um misto de alívio com frustração por termos perdido tanto tempo de trabalho e sermos forçados a tomar as medidas que nós tomamos”, explicou Murilo Cipriano, estudante da graduação em Engenharia Mecânica e capitão da equipe Motorius.

A equipe Motorius competirá na categoria Petrol, dedicada ao desenvolvimento de motor de combustão interna, com o protótipo chamado “Osso Preto”, uma alusão à cor preta e à capacidade de resistência da motocicleta. A partir do recebimento do kit de materiais, a equipe planeja correr contra o tempo para finalizar a motocicleta.

No total, 80 equipes de todo o mundo participarão da competição. O projeto de extensão Motostudent da UFPB foi criado em 2015 com o objetivo de capacitar estudantes para o ramo de motocicletas. A oficina da Motorius UFPB é localizada no prédio de vibrações, no Centro de Tecnologia (CT) do Campus I da UFPB, em João Pessoa.

Vídeos mais assistidos da Paraíba

Fonte:

ComentĂĄrios

Anuncie Aqui