Hospital de Coremas registra mais de 300 atendimentos no plantão do final de semana

No total, foram assistidas 351 pessoas pelo serviço no final de semana.

Por Vale do Piancó -PB em 06/02/2024 às 08:22:40
Divulgação

Divulgação

Entre a noite da sexta-feira (2) e a meia-noite deste domingo (4), a Urg√™ncia e Emerg√™ncia do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, pertencente à rede estadual de saúde, atendeu 163 pacientes. No mesmo período, a unidade também realizou 188 atendimentos ambulatoriais e tr√™s internações. No total, foram assistidas 351 pessoas pelo serviço no final de semana.

As tr√™s maiores causas de atendimentos na urg√™ncia foram de pessoas com queixas de dores diversas, casos de diarreia e crise nervosa, nessa ordem. Mas a unidade também registrou atendimentos por conta de acidentes com objeto perfurocortante, casos de cefaleia, retirada de corpo estranho, dificuldade de urinar, febre, crise hipertensiva, mal-estar, reação alérgica, sintomas de síndrome gripal. Houve ainda um caso de tentativa de suicídio. Foram 66 atendimentos na sexta-feira (2), 51 no s√°bado (3) e mais 46 no domingo (4).

No ambulatório passaram por consulta médica, na sexta-feira, 71 pessoas. No s√°bado, foram atendidos mais 57 pacientes, e no domingo, mais 60 pessoas foram avaliadas pelos médicos de plantão. Tr√™s pessoas tiveram que ser internadas após a consulta. Duas por causa de gastroenterocolite aguda (geca - inflamação gastrointestinal, causada principalmente por vírus, bactérias e intoxicações alimentares) e outra por causa de agravamento de quadro de pneumonia.

A diretora-geral do hospital, Josielma Oliveira, destaca que os casos de mal-estar e geca t√™m sido recorrentes nos plantões do final de semana. "Temos observado que esses casos de complicações gastrointestinais ligados à alimentação aumentam nos plantões do final de semana, talvez pelo fato das pessoas exagerarem nas comidas gordurosas e muito calóricas, muitas vezes associadas ao uso de √°lcool, o que agrava o quadro", afirma ela.

Comunicar erro

Coment√°rios

Anuncie Aqui